Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Telecomunicações

1 comentários

Já lhe aconteceu estar num determinado local da freguesia, ou estar a circular pela mesma, e não conseguir efectuar uma chamada ao telemóvel? É aborrecido não é?

Uma pessoa até se passa, roga umas pragas às operadoras móveis e depois conforma-se. Se precisamos mesmo de efectuar a chamada procuramos um outro local que tenha um sinal de rede.

Temos de pressionar as operadoras móveis para melhorar o sinal de rede nalguns locais da freguesia, sobretudo nas zonas mais baixas.

Escola

0 comentários

A nossa escola é o local onde começa a grande aventura dos nossos filhos. É lá que eles começam a dar os primeiros passos na aquisição de conhecimentos para a construção do seu futuro, que se pretende seja o melhor possível.

Pretendemos colaborar de forma estreita com a escola de Santo António, dando a maior atenção possível a tudo o que lá se passa e estar prontos a ajudar sempre que tal seja necessário. Entre outros, iremos continuar a efectuar o transporte das crianças, bem como colaborar com as diversas actividades extra-curriculares que se desenrolam ao longo do ano na escola (abertura do ano lectivo, festas de natal, corsos de carnaval, Páscoa e outras).

Estaremos do lado dos professores e funcionários da escola para que as suas atenções estejam viradas para a educação e aprendizagem dos nossos filhos, e menos para os problemas inerentes à gestão da escola.

Estaremos igualmente do lado de todas as instituições que estão a dar, ou pretendam vir a dar o seu contributo para termos uma escola melhor. Citamos por exemplo a excelente colaboração que tem vindo a ser feita pela Norte Crescente em termos de educação ambiental. São colaborações destas que fazem a diferença para melhor.

Actividade Física e Desporto

1 comentários

Quando se fala de desporto a primeira coisa que nos vem à mente é a prática do exercício físico e a melhoria da condição física. Não é de modo nenhum uma leitura errada, mas o desporto pode ser visto numa perspectiva muito mais abrangente.

O desporto na dose certa, e aplicado da forma correcta, é uma das melhores formas de educar os jovens pela interiorização de normas como espírito desportivo, competição leal, prevenção e combate ao doping e ainda regras de higiene e segurança. Através do desporto responsabilizamos os jovens promovendo a sua participação no planeamento e gestão das actividades desportivas.

Por tudo isto, o desporto assumirá sem dúvida um papel de relevo no nosso plano de acção.

- Temos todos de apoiar o Clube Desportivo de Santo António, actualmente uma referência no que respeita ao trabalho com as camadas jovens no futebol – merecem o nosso reconhecimento e apreço.

- Com o campo de jogos actualmente em construção na freguesia irão abrir-se as portas à prática de outras modalidades para além do futebol (nem todos têm jeito para jogar com os pés). De modo a possibilitar a prática de outros desportos na freguesia durante todo o ano, iremos desenvolver esforços com vista à cobertura do recinto.

- O ciclismo federado ressurgiu nos Açores pela mão do Clube NC. Por exemplo, poucos saberão que a Associação de Ciclismo dos Açores tem actualmente a sua sede em Santo António. Queremos envolver cada vez mais jovens da freguesia na prática do ciclismo.

- A pensar naquelas pessoas que vêm a prática do exercício numa vertente puramente de lazer, iremos estudar a possibilidade da criação de um circuito de manutenção na freguesia. Dadas as características da freguesia, não será fácil, mas temos de nos esforçar para encontrar uma solução que proporcione maior segurança a todos os que fazem as suas caminhadas diárias.

Dinamização de Actividades

0 comentários

As pessoas desta freguesia por inúmeras vezes já deram sinais de que quando querem algo, conseguem e com êxito. Desde o futebol ao atletismo, passando pelas marchas populares, corsos de Carnaval ou manifestações culturais de diversas origens, Santo António tem vivido ciclos de muita actividade. Acontece porém que muitas dessas iniciativas têm surgido espaçadas no tempo e são-no a partir de grupos isolados, infelizmente e muitas vezes sem continuidade ao longo dos anos. Faltam por vezes incentivos e estímulos para as pessoas que se dedicam a estas causas.

É necessário actuar a este nível de forma a dar continuidade e consistência às actividades existentes ou outras que entretanto queremos que surjam na freguesia.

A solução passa em nossa opinião pela:

- Criação de um cartaz de actividades desportivas, culturais e recreativas de forma regular na freguesia (semana da juventude, semana cultural, festa da vindima, marchas de Santo António, mordomias, torneios desportivos, etc.). Este cartaz enriquecido por ideias, estruturado no tempo, devidamente publicitado, mantido ao longo dos anos, permitirá ajudar a criar um sentido de unidade na freguesia podendo inclusive levar à projecção do nome da freguesia além fronteiras.

- De forma a coordenar da melhor forma tudo isto, propomos a constituição de uma Comissão que seja acima de tudo um veículo de dinamização e interligação entre todas as forças vivas da freguesia, sendo ao mesmo tempo mais uma forma de angariação de verbas que permitam por de pé muitas destas iniciativas.

Trabalhar em Equipa

1 comentários

Não podemos, nem devemos, ambicionar ser os melhores em tudo. Temos de reconhecer que em áreas distintas, existem pessoas mais habilitadas do que nós para o exercício de determinadas tarefas. É por isso que consideramos que actualmente o trabalho em equipa é a melhor solução para enfrentar parte dos problemas com que nos iremos deparar.

Em Santo António existem diversas entidades com as quais a Junta de Freguesia pode reunir esforços no sentido de encontrar as melhores soluções. É nesta linha de pensamento que queremos incutir uma nova dinâmica de trabalho com todas as “forças vivas” da freguesia – principal motor da sua dinamização. Desde os Escoteiros, às Marchas Populares, passando pela Norte Crescente, Clube Motard, Clube Desportivo, Casa do Povo, Clube NC, até à Comissão de Festas.

O trabalho em equipa através da elaboração de protocolos e acordos de cooperação, programas de trabalho, partilha de dados e conhecimentos, permitirá optimizar recursos humanos e meios materiais, trazendo claros benefícios para a freguesia.

Ganham as instituições, ganha a freguesia.

Arrumar a Casa

0 comentários

Quando foi a última vez que navegou pela Internet e encontrou algo mesmo interessante sobre a nossa freguesia? Chegou a encontrar alguma coisa?

Queremos mudar isso. Queremos inovar, e para isso nada melhor do que começar por dentro, renovando a imagem da Junta de Freguesia, limpando os cantos à casa.

Queremos deixar para trás a imagem que muitas pessoas têm de uma Junta de Freguesia, que é a de um edifício com algumas paredes que está ali à espera que as pessoas vão lá ter com as suas questões e problemas.

A Junta de freguesia tem de se modernizar e adaptar às novas tecnologias. Para isso propomos:

- Criação de uma página Web moderna, interactiva, funcional, que leve até junto das pessoas alguns dos serviços que podem ser prestados pela Junta (colocação de formulários e impressos online, correio electrónico; sondagens, etc…).

- Nesse espaço pretendemos criar fóruns de discussão de modo a permitir uma maior intervenção dos eleitores junto da Junta.

- Pretendemos igualmente que seja um cartão de visita à freguesia e para tal iremos adicionar links ou espaços onde as outras instituições da freguesia possam colocar informação respeitante às suas actividades.

- Não menos importante será o alargar e modernizar na medida do possível os serviços de atendimento/expediente da Junta – mais horas e mais dias de porta aberta ao público.

Arranque Oficial

3 comentários

Legislativas são legislativas e autárquicas são autárquicas. Apesar de não serem comparáveis com as eleições para a Junta de Freguesia, as legislativas de ontem mostram-nos que temos uma grande tarefa em mãos no sentido de alcançar a vitória no próximo dia 11 de Outubro.

Partimos em desvantagem para o dia 11 de Outubro porque o PSD não é actualmente a maior força partidária na freguesia – os resultados de ontem demonstram isso. Por outro lado, é comum dizer-se que quem já está lá dentro leva vantagem, pois neste período eleitoral pode sempre acenar com alguma obra feita junto do eleitorado – se as fotos forem de boa qualidade, melhor ainda.

Nas autárquicas, e sobretudo na eleição para as Juntas de Freguesia, para além das preferências partidárias, há que contar com a proximidade que se estabelece entre as equipas concorrentes e os eleitores.

Como já se devem ter apercebido pela abordagem que temos tido junto das pessoas e também pelos textos que vão sendo aqui colocados, a estratégia da nossa equipa não passa pela critica fácil em relação ao que consideramos que poderia ou deveria ter sido feito nos últimos 8 anos na freguesia. Deixaremos esse julgamento para os eleitores no próximo dia 11 de Outubro. Podemos aqui e ali lançar algumas farpas (é normal), mas não é de forma alguma o que nos motiva.

A nossa campanha irá centrar-se na apresentação de ideias. A partir de hoje estamos oficialmente em campanha para a nossa Junta de Freguesia e como tal começaremos a revelar aquilo que idealizamos para o futuro da freguesia.

Propomos que nos acompanhe nos próximos dias, pois irá valer a pena.

Uma Abordagem Diferente

5 comentários

Ideias Definidas

0 comentários

Durante a semana anterior demos a conhecer a nossa equipa a toda a população de Santo António. Percorremos todas as ruas, conversamos com inúmeras pessoas que nos foram relatando aqui e ali algumas das dificuldades que sentem ou obras que gostariam de ver feitas.

Cito por exemplo os casos da Lomba da Cruz de Cima e da Lomba dos Melos.

Têm ambas características geográficas muito próprias, que condicionam, e de que maneira, a vida de quem lá habita. Não é por isso de estranhar que grande parte das queixas dos moradores esteja apontada para a dificuldade com que se circula. São ambas muito estreitas, com declives muito acentuados, com piso muito difícil.

Na Lomba da Cruz de Cima, a parte final tem uma curva apertadíssima e tão inclinada que a ambulância não consegue chegar a algumas habitações. Na Lomba do Melos a parte inicial é super-estreita e mal passam os carros. Cito estes 2 casos, como poderia citar muitos outros.

As opiniões que fomos colhendo das pessoas, juntamente com o trabalho que temos vindo a fazer com os elementos da nossa equipa, permitem-nos neste momento ter uma ideia da tarefa que temos pela frente. Não podemos negar que muito já se fez em Santo António, mas muito mais há a fazer.

O nosso programa eleitoral será dado a conhecer durante a próxima semana. Não gostaríamos que as pessoas vissem a lista de tarefas que temos em mente como simples promessas, mas antes como um sinal da enorme motivação que reina entre os elementos da nossa equipa.

Algumas das ideias que propomos serão relativamente fáceis de executar. Muitas dependerão da nossa imaginação, da nossa motivação e da implementação de uma nova dinâmica de trabalho. Outras exigem compromissos, que não serão fáceis de obter, com a Câmara Municipal e com diversas entidades governamentais (Direcções Regionais, Secretarias). Teremos de ser muito persistentes para aos poucos ir conseguindo os nossos intentos.

Independentemente de tudo isso, a população de Santo António só poderá tirar as suas dúvidas se nos der a sua confiança no próximo dia 11 de Outubro.

O nosso desafio para dia 11 de Outubro é:

PONHA-NOS Á PROVA!

Um Bom Começo

1 comentários
Ontem iniciamos o trabalho de campanha na rua. Foi a estreia de alguns nestas andanças, o reavivar da memória para outros. A concentração foi pelas 18h30 junto à Rua do Couto e fizemos toda a zona baixa da freguesia até à Lomba da Cruz (Carreira, Cruz, Terças, Lugar e Lopes).

Para além dos nossos elementos, contamos com a preciosa ajuda da dra. Berta Cabral e da sua equipa, ou não fossem estas as eleições para a Junta de Freguesia e também para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal. É sempre um prazer fazer campanha ao lado de uma pessoa como a dra. Berta. É um autêntico fenómeno de popularidade entre o povo, à qual não são alheias a sua simpatia e capacidade de trabalho, entre outras.

É sempre complicado analisar e avaliar este tipo de acções no terreno, no entanto, julgo que correu muito bem. Vieram muitas pessoas à rua para ver a caravana passar. Há quem critique este hábito de fazer passar uns chapéus, t-shirts, canetas, no entanto, são uma forma muito simples de aproximar e fazer chegar a nossa mensagem às pessoas. Fomos ouvindo atentamente o que nos diziam na rua. Não há nada melhor do que ouvir e perceber os problemas das pessoas para depois os poder resolver.

Hoje ao fim do dia iremos continuar o nosso trabalho. Queremos dar a conhecer a nossa equipa e fazer chegar a nossa mensagem a todos.

Fiquem bem.

Arranque Formal

3 comentários
Depois de feita a minha apresentação há cerca de duas semanas atrás junto dos eleitores de Santo António, segue-se a apresentação dos restantes elementos que estão comigo e que compõem a lista candidata à Junta de Freguesia nas eleições do próximo dia 11 de Outubro.

Trata-se de uma lista com muitas caras novas, a maioria delas sem ligações a nenhum partido, mas que aceitaram dar a cara e o seu contributo para um Santo António melhor. As motivações por detrás deste grupo de trabalho já estão descritas no texto anterior deste blog, mas começarão a ser dadas a conhecer à freguesia num desdobrável que será distribuido hoje a partir das 18h30 na nossa primeira acção de campanha.

Vai ser o arranque formal de um trabalho que tem como objectivo a vitória. Não será fácil pois vamos ter de nos debater com outros candidatos, com outras ideias, mas estamos empenhados em mostrar junto das pessoas que somos uma equipa de confiança e que estamos à altura de liderar os destinos desta freguesia, caso as pessoas nos dêem essa oportunidade no próximo dia 11 de Outubro.

Somos uma Alternativa de Confiança!

Uma Alternativa de Confiança

5 comentários

Quem vive em Santo António ou tem alguma ligação a esta freguesia não fica indiferente a este espaço plantado aqui a norte da ilha de São Miguel. Trata-se do nosso lar, do lugar onde estão as nossas raízes, da terra que nos viu crescer.

Quando nos desafiam a contribuir para que Santo António se torne um lugar ainda melhor, não podemos ficar indiferentes ao que nos liga a esta freguesia e não devemos virar as costas a um desafio que é no mínimo aliciante.

Foi com este sentimento que esta equipa se constituiu e é com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da nossa terra que decidimos avançar com este projecto.

Todos os elementos que fazem parte desta lista partilham de uma mesma ideia – todos querem o melhor para a sua freguesia – e estão dispostos a dar um pouco de si em prol do seu crescimento. Temos uma lista jovem, renovada, com pessoas que estão a dar, outras que já deram, provas claras de que podem ajudar a desenvolver Santo António.

Depois de feito o balanço entre o que foi feito nos últimos anos em Santo António e o que as pessoas esperariam que tivesse sido feito, é necessário reflectir e analisar. Na nossa opinião o balanço não é positivo.

O que tem vindo a ser feito em Santo António não chega. Santo António não pode continuar a avançar apenas ao sabor dos calendários eleitorais.

Em todos nós existe o sentimento de que algo mais pode ser feito. Não estamos longe da verdade se dissermos que este sentimento que reina na nossa equipa é partilhado actualmente por uma grande parte da população de Santo António. O sentimento que reina entre as pessoas da freguesia justifica a opção pela mudança. Somos uma alternativa de confiança!

Queremos aproximar a Junta de Freguesia das pessoas, incutir uma nova dinâmica junto das forças vivas desta freguesia, desenvolver regularmente actividades desportivas e culturais, criar novas infra-estruturas na freguesia, ter uma preocupação muito maior com as questões sociais (jovens, idosos), criar nas pessoas um sentimento de comunidade e cidadania, fazer com que todos sintam orgulho por serem de Santo António. São necessárias ideias novas e para isso nada melhor do que uma equipa nova.

No manifesto que iremos apresentar dentro de alguns dias iremos detalhar aqueles que serão os pontos pelos quais nos iremos debater no caso da nossa lista sair vencedora das eleições no dia 11 de Outubro. Até lá esperamos que as pessoas reflictam de forma séria sobre o que aqui é dito.

Contamos com todos, sem excepção. Podem contar connosco!