Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Dinamização de Actividades

As pessoas desta freguesia por inúmeras vezes já deram sinais de que quando querem algo, conseguem e com êxito. Desde o futebol ao atletismo, passando pelas marchas populares, corsos de Carnaval ou manifestações culturais de diversas origens, Santo António tem vivido ciclos de muita actividade. Acontece porém que muitas dessas iniciativas têm surgido espaçadas no tempo e são-no a partir de grupos isolados, infelizmente e muitas vezes sem continuidade ao longo dos anos. Faltam por vezes incentivos e estímulos para as pessoas que se dedicam a estas causas.

É necessário actuar a este nível de forma a dar continuidade e consistência às actividades existentes ou outras que entretanto queremos que surjam na freguesia.

A solução passa em nossa opinião pela:

- Criação de um cartaz de actividades desportivas, culturais e recreativas de forma regular na freguesia (semana da juventude, semana cultural, festa da vindima, marchas de Santo António, mordomias, torneios desportivos, etc.). Este cartaz enriquecido por ideias, estruturado no tempo, devidamente publicitado, mantido ao longo dos anos, permitirá ajudar a criar um sentido de unidade na freguesia podendo inclusive levar à projecção do nome da freguesia além fronteiras.

- De forma a coordenar da melhor forma tudo isto, propomos a constituição de uma Comissão que seja acima de tudo um veículo de dinamização e interligação entre todas as forças vivas da freguesia, sendo ao mesmo tempo mais uma forma de angariação de verbas que permitam por de pé muitas destas iniciativas.

0 comentários:

Enviar um comentário