Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Quanto Custa um Voto?

9 comentários

Esta é uma questão que nos acompanha desde o conhecimento dos resultados do passado Domingo.

O que é que é preciso para fazer uma pessoa votar em A em detrimento de B?

Obviamente que não há nenhuma resposta a esta questão, mas podem ser lançados palpites com base em muitas das coisas que têm sido ditas desde então.

Nos últimos 4 anos a freguesia de Santo António não conheceu um crescimento particularmente feliz. Continuamos a afirmar que muito mais poderia ter sido feito ao longo desses 4 anos. Áreas onde nunca foi feita nenhuma intervenção, obras que aguardaram demasiado tempo na gaveta como foi o caso do polidesportivo que nem ficou concluído a tempo das eleições. Durante a campanha, a esmagadora maioria das pessoas com quem falamos (e foram muitas) fizeram criticas muito incisivas, por vezes agressivas para com quem liderou os destinos da freguesia. Por uma questão de respeito para com os nossos adversários, optámos por nunca amplificar essas criticas.

Falta de vontade, motivação, ou simples conformismo de quem está no poder há muitos anos, podem ser motivos que tenham levado a uma acção muito pobre por parte da Junta, em nosso entender.

Apesar de tudo isso, os resultados foram uma surpresa para todos, inclusive para os vencedores… mas o que se passou então? Como se justifica uma vitória com o dobro dos votos, numa freguesia “aparentemente” muito insatisfeita?

Depois de um fim-de-semana particularmente bom para a nossa lista que culminou com um comício muito bem recebido por parte das pessoas presentes, pudemos verificar umas resposta muito “agressiva” por parte de quem temia perder o pelouro. Recorreram a Secretários Regionais para REPROMETER praticamente tudo o que havia sido prometido e não cumprido em 4 anos. Palavra de Secretario não é necessariamente palavra de candidato a Junta de Freguesia.

Como já referimos no post anterior, em apenas 3 ou 4 dias de campanha, Santo António passou de TERRA DA INSATISFAÇÃO para passar a ser A TERRA PROMETIDA, tantas foram as promessas feitas em 3 ou 4 dias de campanha. Reciclar promessas era algo que já estaríamos à espera. Aliás, era a ÚNICA coisa que poderia ter sido feita, visto que muito pouco havia sido feito pela freguesia em termos efectivos durante os 4 anos anteriores.

O que achamos mesmo inovador foi a abordagem feita junto dos eleitores mesmo na recta final. REQUISIÇÕES PARA O LEVANTAMENTO DE MATERIAL DIVERSO. Esta foi a abordagem escolhida para convencer quem ainda não havia sido convencido. Foi-nos dito que no próprio Sábado na véspera das eleições foi feita distribuição de envelopes de forma cirúrgica pela freguesia.

Dai que neste momento colocamos a questão a todos: QUANTO CUSTA UM VOTO? Um saco de cimento? Um metro cúbico de areia? Uma dúzia de blocos? As loiças de uma casa de banho?

A jogada feita está longe de ser ilegal (talvez o ter sido feito no Sábado o seja), mas roça os LIMITES DO JOGO que gostaríamos que tivesse sido “limpo” durante a campanha eleitoral.

Perante todos estes dados, interrogamo-nos sobre os motivos de comemoração no Domingo à noite. Perguntamos se todos os elementos que fizeram parte da lista adversária sabiam destes famosos envelopes? Perguntamos se as pessoas pactuam com este tipo de comportamentos e atitudes? Perguntamos se isto é forma de exercer a democracia da forma correcta? Perguntamos se é isto que as pessoas gostam e querem para a freguesia?

Todos nós conhecemos a resposta dada nas urnas, mas as perguntas ficam por responder. Vamos aguardar os desenvolvimentos de tudo isto.

Iremos estar atentos.

A Terra Prometida

10 comentários

A ilusão comanda a vida. Os políticos alimentam essa ilusão através das famosas promessas de que tanto se fala durante as campanhas.

Não venham com histórias de que os políticos são todos iguais, que só prometem e coisa e tal, e que depois não cumprem, e que não merecem os cargos que têm. É só conversa da boca para fora... No fundo o que as pessoas gostam é de politica. As pessoas gostam da promessa fácil. São uma aspirina (pelos vistos eficaz) para acalmar alguma agonia pontual.

O título deste post não é inocente.

De um lado da linha estava uma candidatura que prometia “apenas” trabalhar pela freguesia e pelo cumprimento dos objectivos a que se propunha no seu manifesto eleitoral. A nossa candidatura mostrou (para quem quis ver) que Santo António não é um mar de rosas. É uma freguesia com enormes carências a vários níveis.

Do outro lado da linha estava uma equipa que já se encontra no poder há 8 anos, que já conhecia os meandros da freguesia e que soube actuar cirurgicamente de modo a garantir que a tal ilusão criada pela promessa ficasse mais viva do que nunca… no fundo assistimos todos à acção politica no seu estado mais puro, dai o título deste post.

Parabéns aos vencedores. Venceu quem teve mais arte para convencer. Não se deve ignorar que 2/3 da população de Santo António está do lado dos vencedores. É um valor muito significativo. Mesmo metendo o dedo na ferida em relação a muitos dos assuntos que estão por resolver na freguesia (e são tantos infelizmente), pelos vistos estão todos super-satisfeitos, e ainda bem que assim é.

Honra aos vencidos. Fizemos uma campanha limpa, a favor de Santo António, com apresentação e discussão de ideias para a freguesia. Iremos ocupar o nosso lugar na Assembleia de freguesia fazendo uma oposição construtiva, fazendo jus a todos os que votaram na nossa lista e que merecem que trabalhemos por eles, na certeza de que serão bem defendidos nos próximos 4 anos.

Em princípio este blog será para manter activo. Foi com este pensamento que foi criado, tanto que o nome “Mais Santo António” nem fez uso do slogan da campanha “Uma Alternativa de Confiança”, precisamente já a pensar na sua manutenção como espaço de discussão permanente em relação ao que se passa na freguesia.

Iremos reflectir sobre o assunto, mas é bem provável que se venha a manter assim por pelo menos 4 anos.

Fiquem por ai.

Participa na Caravana

2 comentários

A noite será muito animada hoje em Santo António. O trabalho de campanha está na recta final. A nossa lista está a preparar uma caravana que irá percorrer as principais ruas de freguesia entre as 19h00 e as 21h00.

Para participar nesta “festa”, basta apenas vir munido de muita alegria e vontade de diversão. São os únicos requisitos exigidos.

Independentemente dos resultados do próximo Domingo temos todos a consciência tranquila. Demos o nosso melhor, pelo que hoje é dia de desanuviar e divertir um pouco.

Não esqueçam… logo às 18h30, concentração na Rua do Couto (Carreira).

Aguardar os Resultados

0 comentários

No próximo dia 11 de Outubro, vamos todos a votos.

Santo António tem nas mãos a possibilidade de optar pela mudança. Uma mudança que na nossa opinião é necessária e que se justifica.

Nada está decidido em relação ao resultado de Domingo. Se há partida para esta campanha eleitoral poucos acreditariam numa reviravolta a favor do PSD, hoje, depois de todos estes dias de trabalho, diríamos que os sentimentos estão muito baralhados.

A nossa campanha tem vindo a crescer de dia para dia, o número de apoiantes tem vindo a aumentar de dia para dia.

Orgulhamo-nos da campanha que fizemos para estas eleições. Uma campanha em que privilegiamos o contacto com as pessoas, conversamos com elas, ouvimos o que tinham para nos dizer. Uma campanha pela positiva, com a apresentação de ideias, com uma análise real das necessidades da freguesia.

Fizemos um trabalho a pensar no presente e no futuro da freguesia, não no seu passado. Deixamos para as pessoas o julgamento do trabalho que foi feito até aqui.

Não voltaríamos atrás em nenhuma alínea do nosso programa, pois o que o nosso programa contém são os desejos e as ambições dos habitantes de Santo António. São por esses desejos e ambições que iremos trabalhar. Basta darem-nos essa oportunidade. Temos a competência e ambições necessárias para levar avante este projecto que propomos para Santo António.

Preocupamo-nos em transmitir a todos que SOMOS UMA ALTERNATIVA DE CONFIANÇA! Na passada Segunda-feira, durante o comício, essa mensagem passou para as pessoas presentes e depois foram elas próprias que a passaram a toda a freguesia. Para nós foi um momento muito importante.

Estamos confiantes num bom resultado no próximo Domingo. Se isso vier a acontecer, tal como esperamos, PROMETEMOS trabalhar com muita determinação na concretização dos nossos objectivos, que são no fundo os objectivos de todos.

Por tudo isto não hesite no próximo dia 11 de Outubro.

Votem na nossa lista, votem PSD!

Fomos à Novicol

1 comentários

Ontem (Quarta-feira) foi um dia relativamente calmo para a nossa equipa. Estivemos a recolocar as faixas que haviam sido arrancadas com o mau tempo do fim-de-semana passado. Foi um bom dia para fazer um pequeno balanço do trabalho feito até aqui e afinar estratégias para hoje à noite e para o dia de amanhã. Foi aproveitar para recarregar um pouco as baterias.

Quando dizemos que foi mais calmo, não quer dizer que não tenha sido produtivo. Tínhamos agendado para as 21h00 uma reunião com os responsáveis da Novicol, aberta a todos os lavradores que quisessem estar presentes.Foram bons minutos a trocar impressões sobre as preocupações que afligem os lavradores da freguesia.

Falou-se de tudo um pouco, mas o que sobressaiu mais foi a desilusão sentida por muitos lavradores, pelas promessas não cumpridas (e foram tantas infelizmente).

Hoje em dia fazem-se promessas com demasiada leviandade, sem pensar nas implicações que, o não cumprimento das mesmas, podem vir a ter na vida das pessoas. Assim não pode ser.

Se nos derem oportunidade, a partir do dia 11 de Outubro, iremos reunir com frequência com os lavradores da nossa terra, para em conjunto tentarmos encontrar soluções para os seus problemas. São muitos, mas se os enfrentarmos uma a um, por ordem de importância, julgamos ser possível melhorar muita coisa no futuro.

Em relação ao dia de hoje (Quinta-feira), vamos estar novamente na rua a fazer campanha e a levar uma última mensagem às pessoas, no sentido de as convencer de que somos UMA ALTERNATIVA DE CONFIANÇA!

Apresentação da Lista

5 comentários

Fazer uma apresentação pública de uma lista candidata a uma Junta de Freguesia não tem sido uma prática corrente em Santo António. É algo a que as pessoas não estão habituadas.

Não estávamos certos de qual seria a reacção das pessoas perante uma situação destas, por isso era um momento aguardado por todos nós com particular expectativa, com a consciência bem clara da sua importância para o desenrolar da nossa campanha.

Mesmo com as condições meteorológicas adversas, ficamos agradavelmente surpreendidos com o número de pessoas que se deslocaram ao centro da freguesia.

Um a um, os elementos da nossa lista foram chamados ao palco debaixo dos fortes aplausos do público presente. Depois foram convidados a subir ao palco os elementos que integram a lista da Dra. Berta Cabral na sua recandidatura à Câmara Municipal de Ponta Delgada, seguindo-se a própria Dra. Berta Cabral. Finalmente foi chamado o candidato à Assembleia Municipal, o Eng.º Dionísio Leite.

Coube-me a mim, na qualidade de cabeça de lista, apresentar o nosso projecto. Foi a minha estreia em discursos desta natureza. Apesar de sentir o peso da responsabilidade associada ao momento, julgo que correu bem.

Procurei falar ao coração das pessoas, faze-las sentir que o que pretendemos com o nosso programa é para o interesse da freguesia, para o interesse de todos, e não apenas para o interesse de um partido ou de um simples grupo de pessoas. O teor do discurso veio muito no seguimento do teor que temos vindo a abordar ao longo deste blog. Apresentar as ideias e justificar o porquê da importância das mesmas, tudo sem recorrer à crítica fácil.

Não podemos deixar de salientar que para ajudar à concretização dos nossos objectivos, temos do nosso lado uma aliada de peso – nada mais, nada menos do que a Dra. Berta Cabral. Foi fundamental contar com o seu apoio, manifestado de forma clara durante o discurso que efectuou a seguir.

Estamos convencidos que o projecto que propomos para Santo António é o necessário para o seu desenvolvimento. É um projecto para o presente, a pensar no futuro.

No final, a reacção das pessoas foi um factor de motivação para o trabalho que ainda falta fazer. Muitas criticas favoráveis e a certeza de que demos mais um importante passo no sentido de alcançar a vitória no dia 11 de Outubro.

Fim-de-semana de Muito Trabalho

0 comentários

Foi um fim-de-semana (alargado) em cheio para a nossa equipa. Muitas e muitas horas passadas na rua a fazer campanha. É algo que acaba por viciar. Se estivermos em boa companhia, melhor ainda.

Já percorremos a freguesia várias vezes, as pessoas começam a ficar familiarizadas com a nossa equipa e com as nossas ideias. A nossa mensagem tem chegado ao destino. Como temos vindo a fazer uma campanha pela positiva, com a apresentação de ideias e dando atenção ao que nos dizem, o ambiente e a comunicação que se tem vindo a estabelecer entre todas as partes (nossa equipa e população) tem sido excelente.

Há medida que os dias vão passando é cada vez maior o número de pessoas que se tem juntado à nossa equipa para nos acompanhar. No Domingo à tarde isso foi particularmente visível, para não falar da Segunda-feira.

A Segunda-feira foi até agora o dia mais importante da nossa campanha. Começou bem cedinho com alguns elementos da nossa equipa a irem ao encontro dos nossos lavradores num dos postos de recolha da freguesia (fomos aos 3 em 3 dias). Depois foi integrar a mega-caravana do PSD que durante o dia percorreu muitas das freguesias do Concelho, incluindo a nossa. De tarde foi ultimar os últimos detalhes para o grande evento que estava a ser preparado para toda a população de Santo António e que incluía um churrasco com bar aberto, apresentação da nossa lista e das nossas ideias à população (ao vivo e a cores), e um concerto da BANDA.COM

A noite de Segunda-feira foi super-agradável. O calor humano que se fazia sentir fez-nos esquecer por completo o mau humor de São Pedro que ainda assim teimou em mandar-nos alguns aguaceiros. Nada que tivesse arredado do local as muitas largas dezenas de pessoas, e muito menos que tivesse comprometido o bom ambiente que se fazia sentir.

As opiniões eram unânimes - o frango estava uma delícia (temos todos de agradecer ao Emanuel e à sua equipa fantástica que foi incansável). Nem mesmo a comitiva que veio de Ponta Delgada para nos acompanhar, liderada pela Dra. Berta Cabral, resistiu a tão saboroso petisco.

Depois de largos minutos de conversa e já com a barriguinha mais composta era chegado o momento alto da noite e de toda esta nossa campanha. Foi o momento de apresentação das listas candidatas pelo PSD a Santo António, apadrinhadas pela presença da Dra. Berta Cabral e da sua equipa.

Pela importância do momento, o assunto será abordado nos post seguinte.

Promessas... Sim ou Não?

0 comentários

Antes de mais, queremos agradecer a todos os que nos têm visitado e deixado aqui a sua opinião ou sugestões. Quisemos fazer uma abordagem diferente a esta campanha com este blog e as pessoas têm respondido da melhor forma possível. Isso deixa-nos a todos muito satisfeitos.

Temos feito uma campanha pela positiva, com a apresentação de ideias, com uma análise real das necessidades da freguesia.

Decidimos deixar para trás as questões e guerrilhas partidárias como alguém referiu num dos comentários aqui deixados. Claro que estamos a dar a cara por um partido, o qual nos tem apoiado incondicionalmente, e que nos irá apoiar ainda mais caso sejamos eleitos, mas mais importante do que isso, estamos a dar a cara pela freguesia.

Desde que a nossa equipa foi constituída reunimos por diversas vezes de forma a elaborar o nosso programa eleitoral. Partimos com ideias bem definidas sobre aquilo que queremos para a freguesia, mas ainda assim, e antes da versão final sair para a rua, não quisemos deixar de ouvir o que as pessoas tinham para nos dizer. Saber ouvir é muito importante...

Quando demos a conhecer a nossa equipa há cerca de 2 semanas, percorremos a freguesia de uma ponta à outra e fomos tomando nota do que nos ia sendo transmitido durante os contactos que foram estabelecidos. Essas ideias foram integradas no nosso programa até chegarmos à versão final que foi dada a conhecer nos últimos dias.

Neste momento serão poucas as pessoas que não se identificam com pelo menos uma alínea do nosso programa.

É um programa ambicioso? É sim senhor.

Estamos a esticar um pouco a corda como nos foi dito por alguém? Talvez sim.

Voltaríamos atrás nalguma alínea? Não senhor.

O nosso programa não encerra promessas. Não estamos em condições de prometer nada, até porque ainda não vencemos nada. Apenas podemos garantir que iremos trabalhar com muita determinação na concretização dos nossos objectivos, que são no fundo os objectivos de todos.

Vias Públicas

1 comentários

Nesta área de acção, a quantidade do que há a fazer é enorme. É um pouco como a foto que ilustra este texto… um longo caminho.

Ao longo do tempo irão ser definidas as prioridades de actuação, mas ficam aqui detalhadas aquelas que consideramos serem as mais relevantes para a freguesia.

- Alargamento e pavimentação da Canada dos Valados;

- Alargamento e pavimentação da Canada da Sra. Mariquinhas;

- Continuação da reparação dos passeios da freguesia;

- Requalificação dos passeios do Bairro do Lucena com vista à melhoria de acesso e estacionamento dos moradores;

- No Ramal da Cruz existem duas moradias em perigo de derrocada, propomo-nos adquiri-las para construção de parques de estacionamento, esta zona está muito carenciada;

- Aquisição de terreno para construção de mais um parque de estacionamento junto à igreja;

- Arranjo das barreiras em frente ao loteamento do Lucena;

- Melhoramentos na Lomba da Cruz de Cima (repavimentação da parte inicial, aproveitamento de algumas zonas para estacionamento, correcção da parte final que é demasiado inclinada, melhoria da segurança nalguns pontos);

- Melhoramentos na Lomba dos Melos (alargamento da parte inicial e repavimentação);

- Arranjo da travessia pedestre que liga a Lomba dos Melos ao Beco do Rosário de Cima;

- Melhorar o escoamento das águas pluviais em frente á igreja.

Edífícios

5 comentários

Há 4 anos atrás, a 2 dias das eleições autárquicas de então, foram colocados uns placares enormes no centro da freguesia a anunciar a construção da sede da Norte Crescente – com planta do projecto e tudo. Não queremos saber o porquê de até agora o projecto não ter sido iniciado.

O que nos interessa dizer é que se há 4 anos atrás fazia sentido a construção da sede da Norte Crescente, muito mais sentido faz actualmente. A Norte Crescente cresceu imenso desde então, alargou muito as suas áreas de acção, tem sido uma mais-valia enorme para a freguesia e mais do que nunca faz sentido reivindicar junto do Governo Regional a promessa feita há 4 anos para a sua construção.

Acrescente-se que nesse mesmo projecto está prevista a construção de uma creche para a freguesia. Ambos os projectos têm de ser uma realidade.

Outra obra que tem sido adiada na freguesia é a reconstrução do edifício sede dos escoteiros – é tão só a maior organização de juventude do mundo.

O Grupo 137 de Santo António é um movimento que já faz parte da história da nossa freguesia. Muitos dos elementos que integram a nossa equipa já pertenceram a este movimento. Os escoteiros de Santo António merecem todo o nosso apoio e iremos empenhar-nos para que possam continuar a levar avante o seu trabalho nas melhores condições possíveis.

A Ermida de Nossa Senhora do Rosário é um monumento histórico da nossa freguesia. Não faz sentido nenhum estar actualmente vetado ao abandono e a servir de arrecadação. Iremos empenhar-nos na sua recuperação.

Outra infra-estrutura que tem sido ponto de discórdia na freguesia é a actual Casa Mortuária na Ermida da Mãe de Deus. Sentimos que é um edifício que não reúne o consenso da população para o fim a que está destinado, quer seja pela falta de estacionamento, quer seja pelas suas reduzidas dimensões. Iremos empenhar-nos para encontrar uma solução mais consensual.

Zonas de Lazer

0 comentários

Santo António tem sido desde sempre um local de passagem para os visitantes e turistas. Apesar de estar localizada numa das zonas da ilha que desfruta de uma das vistas mais espectaculares sobre toda a costa norte (basta ver a foto no topo deste blog), a freguesia não faz parte dos principais roteiros turísticos da ilha.

Na nossa opinião, esta situação poderia alterar-se com a aquisição de terreno para construção de um parque de merendas e zona de estacionamento junto ao Miradouro da Estrada Regional – parece-nos ser o local por excelência para uma infra-estrutura do género pela magnifica vista que é possível ter de toda a costa norte da ilha. As pessoas não se limitariam a parar no miradouro e a seguir viagem. Poderiam parar, conviver e quem sabe aproveitar para explorar um pouco melhor aquilo que a freguesia tem para oferecer.

Igualmente importante será a conclusão das obras do Rosário, em estreita colaboração com as entidades governamentais que têm estado envolvidas nos trabalhos que decorrem há anos. Será igualmente uma infra-estrutura muito importante para a freguesia.

Ainda nesta área será importante zelar pela manutenção das actuais zonas de lazer. No topo da lista estará a iluminação da zona de merendas da Fonte Grande.

Pretendemos melhorar o acesso e as condições do Pesqueiro da Lomba da Cruz. O objectivo não é massificar a utilização dos Pesqueiro como zona balnear, mas simplesmente facilitar o acesso a um local que tem um significado importante para muitos, sobretudo para os moradores do Lopes, Quarteiro, Lomba da Cruz e Lucena.

Habitação

1 comentários

Há quantos anos não é feito nenhum investimento de raiz em termos de habitação na freguesia?

É verdade que o Plano Director Municipal tem sido um grande entrave à construção de habitações na freguesia. Nos últimos anos, foram muitos os jovens casais que tiveram de construir o seu lar noutras freguesias por não conseguirem arranjar alternativa em Santo António.

Também não deixa de ser verdade que no novo plano Director, abriram-se algumas oportunidades para a construção de novas casas em zonas que antes não eram permitidas.

Com a nossa equipa a habitação será uma prioridade. Queremos manter os nossos casais jovens em Santo António – Vamo-nos empenhar na construção de um loteamento na zona da Roseira e na expansão do Bairro do Lucena, através do recurso a construções a custos controlados.

Iremos igualmente apoiar as pequenas reparações em moradias degradadas e colaborar com a Câmara Municipal e Governo na resolução de casos mais complicados que se arrastam há vários anos.

Infra-Estruturas

0 comentários

Com já referimos num texto anteriormente, algumas das ideias que até agora propusemos serão relativamente fáceis de executar. Muitas dependerão da nossa imaginação, da nossa motivação e da implementação de uma nova dinâmica de trabalho.

Outras exigirão compromissos, que não serão fáceis de obter, com a Câmara Municipal e com diversas entidades governamentais (Direcções Regionais, Secretarias). Teremos de ser muito persistentes para aos poucos ir conseguindo os nossos objectivos.

Independentemente da forma como forem alcançadas, importa referir é que o zelar pela manutenção e melhoria das infra-estruturas existentes na freguesia, bem como providenciar a viabilização e construção de muitas outras que sejam uma mais-valias para a Santo António, são sem dúvida tarefas inerentes aos órgãos autárquicos.

Dividimos este capítulo em áreas distintas e iremos explicar em detalhe cada uma delas:

- Habitação;

- Zonas de Lazer;

- Edifícios;

- Vias públicas.

É uma extensa lista de tarefas a realizar. Muitos entenderão esta lista como um conjunto de promessas. Não gostaríamos que fossem entendidas desse modo. Para nós, esta extensa lista significa antes de mais, que a nossa equipa fez um levantamento rigoroso daquelas que são as necessidades da freguesia neste capítulo das infra-estruturas. Por outro lado significa que muito há ainda a fazer pela freguesia.

Agro-Pecuária

2 comentários

Pela sua importância económica e social para grande parte dos agregados familiares da nossa freguesia, este sector merecerá da nossa parte atenções redobradas:

A Junta de Freguesia tem de ser parte activa do crescimento e consolidação da Novicol como grande representante da nossa lavoura, apoiando por exemplo a construção de um posto de abastecimento de combustíveis condigno e eventualmente uma sala de transformação.

Seremos um aliado nas suas reivindicações junto das entidades competentes que regem o sector.

Proporemos a construção de mais um reservatório na Canada da Cruz para abastecimento da lavoura – o problema repete-se todos os anos no Verão e a 300 metros a água corre para o mar sem aproveitamento. Enquanto isso os nossos lavradores percorrem quilómetros em busca de água noutras freguesias.

Ajudaremos a intervir na limpeza e manutenção dos vários caminhos agrícolas;

Pretendemos arranjar e pavimentar a Canada da Erva Má e o resto da Lomba da Cruz de Cima, o que beneficiará igualmente os seus moradores.

O Arranjo e pavimentação do Valado do Porto, bem como a melhoria das condições de operacionalidade do Porto de Pescas são também uma necessidade para a freguesia.

Questões Sociais

1 comentários
DIZEMOS NÃO À DROGA

A nossa sociedade vive actualmente sobre um flagelo gravíssimo: o consumo de drogas pelos mais jovens (e não só). Comenta-se à boca cheia que em Santo António existe muito consumo e muito tráfego deste tipo de substâncias.

Seria presunção da nossa parte afirmar que temos a solução para o problema. De facto não temos. Agora não podemos agir como se não se passasse nada e voltar costas ao assunto. Este tema estará sempre na linha da frente da nossa acção através da:

- Promoção regular de campanhas de sensibilização junto da população de forma a alertar para os riscos envolvidos;

- Actuação junto de alguns grupos de risco e estabelecimento de parcerias com outras entidades com experiência nesta temática e que possam colaborar na resolução deste problema.


ESTAMOS DO LADO DOS IDOSOS

Felizmente temos ouvido com insistência nas notícias vindas a público na comunicação social, tanto da parte do Governo Regional como da Câmara Municipal, que é preciso investir mais nos cuidados aos idosos. Não podíamos estar mais de acordo. É preciso fazer muito mais pelos nossos idosos!

Não podemos e não iremos esquecer quem já deu muito de si e contribuiu para que a nossa terra fosse crescendo ao longo dos anos. Iremos aproveitar a boa vontade das entidades competentes para trazer a “água ao nosso moinho”.

Nesse sentido iremos:

- Lançar as bases para a construção de um lar de idosos na freguesia, preferencialmente perto da igreja;

- Fomentaremos os serviços de apoio ao domicílio;

- Apostaremos na criação de um Centro de Dia onde os nossos seniores possam conviver e partilhar experiências, voltando aos seus lares no final de cada dia;

- Iremos realizar protocolos de cooperação com Casa de Povo e Norte Crescente nesta área, porque juntos teremos mais força.


ÁREA DA DEFICIÊNCIA

São muitas vezes esquecidas, mas existem muitas famílias condicionadas por esta situação. Em parceria com os serviços competentes da Câmara Municipal e Governo, trabalharemos para melhorar as condições de acessibilidade nos lares e espaços públicos e diligenciar maiores apoios especializados.