Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Quanto Custa um Voto?

Esta é uma questão que nos acompanha desde o conhecimento dos resultados do passado Domingo.

O que é que é preciso para fazer uma pessoa votar em A em detrimento de B?

Obviamente que não há nenhuma resposta a esta questão, mas podem ser lançados palpites com base em muitas das coisas que têm sido ditas desde então.

Nos últimos 4 anos a freguesia de Santo António não conheceu um crescimento particularmente feliz. Continuamos a afirmar que muito mais poderia ter sido feito ao longo desses 4 anos. Áreas onde nunca foi feita nenhuma intervenção, obras que aguardaram demasiado tempo na gaveta como foi o caso do polidesportivo que nem ficou concluído a tempo das eleições. Durante a campanha, a esmagadora maioria das pessoas com quem falamos (e foram muitas) fizeram criticas muito incisivas, por vezes agressivas para com quem liderou os destinos da freguesia. Por uma questão de respeito para com os nossos adversários, optámos por nunca amplificar essas criticas.

Falta de vontade, motivação, ou simples conformismo de quem está no poder há muitos anos, podem ser motivos que tenham levado a uma acção muito pobre por parte da Junta, em nosso entender.

Apesar de tudo isso, os resultados foram uma surpresa para todos, inclusive para os vencedores… mas o que se passou então? Como se justifica uma vitória com o dobro dos votos, numa freguesia “aparentemente” muito insatisfeita?

Depois de um fim-de-semana particularmente bom para a nossa lista que culminou com um comício muito bem recebido por parte das pessoas presentes, pudemos verificar umas resposta muito “agressiva” por parte de quem temia perder o pelouro. Recorreram a Secretários Regionais para REPROMETER praticamente tudo o que havia sido prometido e não cumprido em 4 anos. Palavra de Secretario não é necessariamente palavra de candidato a Junta de Freguesia.

Como já referimos no post anterior, em apenas 3 ou 4 dias de campanha, Santo António passou de TERRA DA INSATISFAÇÃO para passar a ser A TERRA PROMETIDA, tantas foram as promessas feitas em 3 ou 4 dias de campanha. Reciclar promessas era algo que já estaríamos à espera. Aliás, era a ÚNICA coisa que poderia ter sido feita, visto que muito pouco havia sido feito pela freguesia em termos efectivos durante os 4 anos anteriores.

O que achamos mesmo inovador foi a abordagem feita junto dos eleitores mesmo na recta final. REQUISIÇÕES PARA O LEVANTAMENTO DE MATERIAL DIVERSO. Esta foi a abordagem escolhida para convencer quem ainda não havia sido convencido. Foi-nos dito que no próprio Sábado na véspera das eleições foi feita distribuição de envelopes de forma cirúrgica pela freguesia.

Dai que neste momento colocamos a questão a todos: QUANTO CUSTA UM VOTO? Um saco de cimento? Um metro cúbico de areia? Uma dúzia de blocos? As loiças de uma casa de banho?

A jogada feita está longe de ser ilegal (talvez o ter sido feito no Sábado o seja), mas roça os LIMITES DO JOGO que gostaríamos que tivesse sido “limpo” durante a campanha eleitoral.

Perante todos estes dados, interrogamo-nos sobre os motivos de comemoração no Domingo à noite. Perguntamos se todos os elementos que fizeram parte da lista adversária sabiam destes famosos envelopes? Perguntamos se as pessoas pactuam com este tipo de comportamentos e atitudes? Perguntamos se isto é forma de exercer a democracia da forma correcta? Perguntamos se é isto que as pessoas gostam e querem para a freguesia?

Todos nós conhecemos a resposta dada nas urnas, mas as perguntas ficam por responder. Vamos aguardar os desenvolvimentos de tudo isto.

Iremos estar atentos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Quanto custa um voto?
Um voto custa o seguinte: blocos, cimento, areias, propinas de universidade entre outras coisas.... o pior é k isto foi tudo feito em dias proibidos de fazer (sábado noite dentro de dia 10 de outubro), e acredito seriamente k alguns pessoas da lista nem sabiam disso mas pronto, coitadinhos...

Depois vê se pessoas (por acaso só vi uma) no Domingo dia 11 de Outubro a correr café a café e por incrivel k pareça( pelo menos no local onde me encontrava com uns amigos) a oferecer uma simples bebida... agora eu pergunto...

Existe pessoas que se vendem por uma bebida, ou material ou propinas??

Resposta: existe e muitas ....

Conclusão: há 8 anos atrás as Capelas estava ligeiramente mais evoluida do que Sto António, agora, dia 15 de Outubro estamos a anos luz das Capelas, k diferença, parecemos uma Aldeia... devemos destacar neste 4 anos apenas a abertura de um Restaurante na freguesia... ao menos já se pode ir tomar café e comer um bolo, ahahaha

Força Santo António... abrem os olhos...

Anónimo disse...

Anónimo
Lamentavelmente, pude constactar que a maioria dos habitantes da freguesia de Santo António ainda se vende por pouca coisa. Promessas... Beijos... Abraços... Quanta carência afectiva! Quanta falta de auto-estima! Gostava de ver a reacção das pessoas, cujas promessas de obras domésticas, por realizar, por falta de tempo (Um sábado, 10 de Outubro)se estas, efectivamente, não se concretizarem por já não se justificarem, pois o peloiro está assegurado por mais quatro anos. Esperem agora por outros quatro!!!
Tiveram a oportunidade de ter uma junta de freguesia de gente COMPETENTE, SÉRIA e HONESTA mas, estes valores infelizmente não servem para nada, pois são poucos os que os Conhecem e menos ainda, os que os aplicam. Enfim, têm o que a maioria merece.
Quem se deixa influenciar desta forma não merece ser representado pela lista que o PSD apresentou.
Ganhar por mérito e honestamente, é sem dúvida um prazer. Ganhar assim, sabe a quê?
Esperem para ver...
Gostaria de felicitar as pessoas que acreditaram no vosso projecto, mostra que ainda vale a pena lutar por um Santo António diferente, pelo menos por esses que votaram no PSD e que não se venderam a baixos preços.
Continuem a lutar, pelo menos por estes e pela geração seguinte, que acredito será melhor.
Força...

Anónimo disse...

As requisiçoes dadas no dia 10 de Outubro estão á vista nos Bairros Novos, kem kiser blocos, cimento e areia, ...loooool podiam disfarçar mais um pouco, ahahaha, ao k nivel as pessoas de sto antonio chegam ...

Anónimo disse...

Pois é, ao nivel que as pessoas de Santo António desceram, mas ainda a mais baixo nivel desceu quem andou a distribuir as tão faladas requisições no sábado antes das eleições, requisições estas que só teriam validade se o PS ganha-se, é que não deram qualquer hipótese de as pessoas reflectirem em quem votar. Eu por acaso votei no PS, mas se tivesse sabido de tais atitudes antes de votar, já não votaria no PS, fizeram um jogo muito sujo, desceram ao mais baixo nivel, foi uma vergonha, sinto-me envergonhado por ter confiado naquela gente, gente baixa, gente desonesta, gente corrupta, e não tiveram vergonha de vir cá para fora festejar uma vitória porca fruto de uma campanha porca e tenho cá as minhas dúvidas se os restantes elementos da lista sabiam de tal vergonha, é que ás tantas também enganaram os colegas que deram a cara para lhes ajudarem a ganhar as eleições. e são estes corruptos que vão governar Santo António nos próximoa quatro anos. Faço um apelo aos membros da assembleia, abram os olhos com esta gente, que não é gente de confiar, depois de fazerem o que fizeram são capazes de tudo. será que fizeram tudo aquilo com interesse por Santo António ou por uns míseres 200 € por mês, se é que chega, ou há mais algum interesse.Tenho a consciencia pesada por ter votado PS, também fui enganado, assim como alguns membros da lista candidata pelo PS.

Anónimo disse...

Caro anónimo.
Neste momento não nos resta muito que não seja o apelar à consciência das pessoas sobre o que aconteceu em Santo António.
Apesar de ter ficado muito desilududo com muita gente, são manifestações como essa que aqui fez que nos levam a acreditar que nem tudo que fizemos foi em vão, e que nem tudo está perdido.

Costuma-se dizer que "a verdade vem sempre ao de cima". Vamos continuara lutar pela verdade e pela transparência, a favor de Santo António.

Sai de cabela erguida desta eleições porque nunca tentei denegrir a imagem de ninguém. Fizemos jogo limpo.
Olho para qualquer pessoa da freguesia de cabeça erguida, mas noto que nem todos conseguem olhar para mim da mesma forma... não deixa de ser curioso. Porque será?

Só tenho pena que as pessoas não se identifiquem na colocação dos comentários. Caso não se sintam confortáveis em fazer isso de forma pública, podem sempre enviar mensagem para:

alternativadeconfianca@gmail.com

Sou o único com acesso a essa conta de email.

Cumprimentos
Jorge Medeiros

Anónimo disse...

VIVA AO PSD

Anónimo disse...

Porque razão não constam neste Post criticas a voces? Interessante, não?

Anónimo disse...

Por acaso a minha intenção de voto foi no actual elenco da nossa Junta De Freguesia onde acho que estamos bem representados. Em minha opinião são pessoas simples, honestas e do povo, pois não esperam 4 anos para aparecerem na freguesia. Hoje, e eu que não sou natural desta freguesia, já a considero a minha terra e já cá vai uns anos, e por acaso tenho vindo a reparar que Santo António hoje é uma freguesia bem diferente do que era quando adquiri casa. Na minha verdadeira opinião, esta actual junta de freguesia tem vindo a desenvolver um esforço e com muito sucesso para sermos cada vez mais uma freguesia local obrigatória de paragem para quem por cá passa e para quem quer cá viver. Isto visto num panorama externo, tendo esta gente dado já provas de que Santo António não pode mesmo parar. Santo António é cada vez mais o orgulho de quem cá vive! Viva ao PS!

Anónimo disse...

hehe

Ainda se escrevem umas coisas por aqui. Para o anónimo de 21 de Maio de 2010 às 00:59.
Este blog não teve nenhum tipo de censura em momento algum. Não foi adicionado nenhum tipo de moderação, portanto a tua questão é pertinente, mas não no sentido que queres dar a entender ;)
Na minha opinião, não houve "criticas" como tu lhe chamas porque a nossa postura foi a de não criticar os outros. Tinhamos ideias e limitamo-nos a apresentar essas ideias. Fizemos uma campanha diferente, limpa e honesta.

Para o anónimo da 1:18... não sei se é a mesma pessoa do comentário anterior. Quando afirmas que "... não esperam 4 anos para aparecer na freguesia." provavelmente não tens noção do que estás a escrever, talvez porque não me conheces minimamente.
Em relação ao resto que escreves, é a tua opinião e estás no teu direito. Fica bem!

Hã.. e assino sempre com o meu nome... não escondo atrás de "anonimatos" para dizer o que penso.

Jorge Medeiros

Enviar um comentário