Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Agro-Pecuária

Pela sua importância económica e social para grande parte dos agregados familiares da nossa freguesia, este sector merecerá da nossa parte atenções redobradas:

A Junta de Freguesia tem de ser parte activa do crescimento e consolidação da Novicol como grande representante da nossa lavoura, apoiando por exemplo a construção de um posto de abastecimento de combustíveis condigno e eventualmente uma sala de transformação.

Seremos um aliado nas suas reivindicações junto das entidades competentes que regem o sector.

Proporemos a construção de mais um reservatório na Canada da Cruz para abastecimento da lavoura – o problema repete-se todos os anos no Verão e a 300 metros a água corre para o mar sem aproveitamento. Enquanto isso os nossos lavradores percorrem quilómetros em busca de água noutras freguesias.

Ajudaremos a intervir na limpeza e manutenção dos vários caminhos agrícolas;

Pretendemos arranjar e pavimentar a Canada da Erva Má e o resto da Lomba da Cruz de Cima, o que beneficiará igualmente os seus moradores.

O Arranjo e pavimentação do Valado do Porto, bem como a melhoria das condições de operacionalidade do Porto de Pescas são também uma necessidade para a freguesia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se não existem pescadores, porquê intervir no Porto de Pescas? Este é mais um exemplo do que é o programa do PSD para Santo António. Compilam tudo e mais alguma coisa sem analisar a exequibilidade do que prometem. Os parcos recursos financeiros das Juntas de Freguesia não permitem a realização directa de 5% deste progama. As juntas intervêm essencialmente através de "lobby" e estabelecimento de contactos.
Por mais bonito e "moderno" que seja este Programa do PSD, temos que ser práticos, no contexto actual, apenas a actual Junta (do PS)detém a competência, a experiência e os contactos para realizar o que o Sr. Jorge promete. Promessas que no fundo, já são projectos em andamento da actual Junta.

Jorge Medeiros disse...

O Sr. Anónimo é capaz de não ter lido o que escrevi no post de ontem Promessas.... Sim ou Não?". Provavelmente não, pois o seu comentário foi anterior ao que escrevi.
O seu argumento das promessas esvazia-se por completo, pois está explicado como é que surge o nosso programa e o porquê de uma lista tão extensa.

Eu não prometi nada, pois tenho consciência que não estou em condições de prometer nada. Se ler também com atenção, por várias vezes já referi que muitas das coisas que estão aqui escritas não dependem da Junta de freguesia. Exigirão muito esforço e muito "lobby" como muito bem lhe chama. Se a actual Junta é a mais capaz ou não para exercer esses lobbys, não vou comentar, pois se não julguei a competência deles, não fica bem julgar a nossa. Como é que sabe que não poderemos ter a mesma competência? Já viu o curriculo das pessoas que estão na nossa lista?

Se há qualidade que tenho é a confiança nas minhas capacidades e na dos elementos que compôem a minha lista. A experiência neste caso, por incrivel que pareça, não é o mais relevante nesta caso. Posso claramente contrabalançar isso com a grande ambição que reina na nossa equipa.

De que vale a experiência se muitas vezes não há a vontade suficiente para a por em prática? Acha que a actual Junta tem a mesma motivação do que nós?

Em relação ao Porto de Pescas. Porque é que pensou que seria apenas para pescadores e para a pesca? Porque não para o lazer? Com a melhoria de acessibilidades ao porto que se está a verificar, facilmente algumas pessoas poderão levar um pequeno barco de recreio até lá abaixo.

Caro anónimo. Agradeço imenso a sua visita. Não levei a mal o seu comentário, acho até que foi muito positivo. Vê-se que está por dentro dos assuntos e quando assim é, vale a pena o diálogo, mesmo quando discordamos sobre a forma de colocar esses assuntos em prática. Os seus comentários ajudam-nos a melhorar o nosso projecto.
Damos ouvidos a todos, mesmo os que não concordam connosco.

Cordialmente
Jorge Medeiros

Enviar um comentário