Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



A Terra Prometida

A ilusão comanda a vida. Os políticos alimentam essa ilusão através das famosas promessas de que tanto se fala durante as campanhas.

Não venham com histórias de que os políticos são todos iguais, que só prometem e coisa e tal, e que depois não cumprem, e que não merecem os cargos que têm. É só conversa da boca para fora... No fundo o que as pessoas gostam é de politica. As pessoas gostam da promessa fácil. São uma aspirina (pelos vistos eficaz) para acalmar alguma agonia pontual.

O título deste post não é inocente.

De um lado da linha estava uma candidatura que prometia “apenas” trabalhar pela freguesia e pelo cumprimento dos objectivos a que se propunha no seu manifesto eleitoral. A nossa candidatura mostrou (para quem quis ver) que Santo António não é um mar de rosas. É uma freguesia com enormes carências a vários níveis.

Do outro lado da linha estava uma equipa que já se encontra no poder há 8 anos, que já conhecia os meandros da freguesia e que soube actuar cirurgicamente de modo a garantir que a tal ilusão criada pela promessa ficasse mais viva do que nunca… no fundo assistimos todos à acção politica no seu estado mais puro, dai o título deste post.

Parabéns aos vencedores. Venceu quem teve mais arte para convencer. Não se deve ignorar que 2/3 da população de Santo António está do lado dos vencedores. É um valor muito significativo. Mesmo metendo o dedo na ferida em relação a muitos dos assuntos que estão por resolver na freguesia (e são tantos infelizmente), pelos vistos estão todos super-satisfeitos, e ainda bem que assim é.

Honra aos vencidos. Fizemos uma campanha limpa, a favor de Santo António, com apresentação e discussão de ideias para a freguesia. Iremos ocupar o nosso lugar na Assembleia de freguesia fazendo uma oposição construtiva, fazendo jus a todos os que votaram na nossa lista e que merecem que trabalhemos por eles, na certeza de que serão bem defendidos nos próximos 4 anos.

Em princípio este blog será para manter activo. Foi com este pensamento que foi criado, tanto que o nome “Mais Santo António” nem fez uso do slogan da campanha “Uma Alternativa de Confiança”, precisamente já a pensar na sua manutenção como espaço de discussão permanente em relação ao que se passa na freguesia.

Iremos reflectir sobre o assunto, mas é bem provável que se venha a manter assim por pelo menos 4 anos.

Fiquem por ai.

10 comentários:

Anónimo disse...

Tinha decidido deixar aqui um comentário breve no Sábado, mas pelo respeito ao "período de reflexão" guardei para hoje.

Independentemente do resultado, agradeço a amizade e simpatia de muitas pessoas que, comungando ou não, dos nossos ideais e pontos de vista, soube ouvir-nos com respeito.

Aos meus colegas de lista e de campanha deixo o meu apreço pelo companheirismo e boa disposição com que fizemos o nosso trabalho. Costumo dizer que já fiz as bodas de prata de campanhas e é verdade, mas esta foi sem dúvida a que mais gostei!

Ao nosso "líder" o apreço pela forma como sempre geriu a nossa acção em todo este período e a certeza de que, se por um lado é obrigação de todos nós aceitar a decisão democrática do povo, por outro não deixo de pensar que o povo se enganou - o Jorge era e é o melhor candidato! O Jorge seria e poderá ser um grande Presidente de Junta!

Termino em jeito de balanço com uma frase emprestada de um pensador francês “cada sociedade tem os criminosos que merece”, o mesmo se aplica aos políticos!

Um abraço a todos!

Marco Cabral

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Marina disse...

Olá, Jorge e companhia!
Não sou muito de participar em blogs, mas não consegui ficar indiferente a este que é, sem dúvida, pela freguesia de todos nós!
Gostaria apenas de te cumprimentar e agradecer a esperança que incutiste em todos nós que temos "olhos de ver". Voltei a acreditar que Santo António pode ser "mais" e nisto vocês foram vencedores.
Gostaria apenas de salientar que também Jesus foi negado, por um dos seus, 3 vezes, vê lá tu... no entanto, acabaram por o "adorar" :)
A persistência aliada à honestidade são virtudes que poucos possuem. Eu acredito que as possuis.
Marina

DjSousa disse...

Nestas eleições autárquicas vi claramente, não só nesta freguesia, que os votos ganham-se com sacos de cimento, uns carros de brita, alguns favores e jogo sujo... ou seja, política mesmo.

Quero dar os meus parabéns a esta equipa que, apenas conhecendo alguns, sei que não deixarão de lutar por um Santo António melhor.

Termino com uma frase do presidente da Madeira, Alberto João Jardim após as legislativas e que também encaixam muito bem nas autárquicas:

"Este país está louco!"

dinamed disse...

O problema, com certeza, que é nosso… falo em nome dos apoiantes da lista do PSD. Pois, se dois terços da freguesia votaram na lista concorrente e a mesma ganhou… nós só podemos estar errados. A lista concorrente merece a vitória porque fez campanha para isso, para vencer. De que maneira? Da forma mais fácil e que lhes garantia vitória.
Santo António ficou a ganhar? Sinceramente, se é para continuar com o trabalho que tem sido desenvolvido, vamos de vento em popa. Não se preocupem, habitantes de Santo António, que isto é sempre a melhorar…
Parabéns à lista vencedora, que digo, desde já, é enorme!!! Pensei que apenas 18 pessoas pudessem fazer parte de uma lista. Mas é como eu digo: estou sempre a aprender… e as pessoas que nela constam provavelmente também não sabiam que poderiam e devem ter ficado satisfeitíssimas de a integrar.
Continuem com o bom trabalho que têm desenvolvido, com todas as obras, que, independentemente da sua legalidade, são para o bem da freguesia e, quando assim é, não há meias medidas. Força!
Embora esteja aqui para felicitar a lista que agora lidera, não deixo de registar nota máxima para os seus maiores oponentes que fizeram um trabalho invejável. Até pensei… bem, eles devem mesmo gostar desta freguesia para se sacrificarem deste modo, adoptando uma tal política humanizada, como alguém neste blog já referiu e que não intitularia de melhor forma.
Tenho dito.

Dina Medeiros

Anónimo disse...

Boa noite a todos.... Grande Jorge nunca desistas, daqui a 4 anos estarás à frente desta freguesia... mudança seria necessária, mas no entanto não se verificou... o Sonho comanda a vida e mais vale tarde que nunca... tens todo o meu apoio... serás vencedor na candidatura... porque vencedor já és como pessoa competente, séria, eficaz e organizada....

grande abraço

Jorge Medeiros disse...

Peço desculpa à pessoa à qual retirei o comentário daqui do post e que assinou sob a sigla "SC". Considero que a linguagem usada nesse comentário foi demasiado ofensiva nalguns aspectos.

Todos os comentários são bem-vindos, mas sem ultrapassar os limites do razoável. Há coisas que se dizem, mas que escritas têm um impacto completamente diferente... há que ter cuidado.

Neste espaço queremos priviligiar uma abordagem construtiva. Não queremos desviar as atenções das pessoas daquilo que interessa.

Anónimo disse...

anonimo disse...
Grande JORGE...Cada vez te admiro mais,tomas atitudes certas,nas horas certas.Continua como és,porque é assim que marcas a difrença.
PS...és grande demais para S.António.Muda de
horizontes.
Um abraço.

Helinho disse...

Um verdadeiro LIDER ... sem duvida .... Agora como director Desportivo da equipa exigo o titulo de campeao, loooooolll força

Grd Abx
Hélio Oliveira mais do que um primo um verdadeiro amigo...

Anónimo disse...

Antes demais, e porque ainda não tive oportunidade de o fazer, quero deixar uma palavra de apreço ao canditado vencido e registar que oportunamente receberá aquele abraço.
Aos vencedores, dou os parabéns e desejo felicidades.
No tocante ao assunto, para ser sincero nunca fui muito com a Política, no entanto, no passado domingo admito que fiquei expectante em relação à eleição em causa, nem que mais não fosse por estar o Jorge "metido ao barulho".
E digo metido ao barulho, porque hoje em dia as campanhas eleitorais e tudo mais que envolve política (politiquices) neste país, é feito à base de barulho, e nalguns casos como se assistiu no continente, com direito a ofensas verbais, físicas e até homicídios.
Assim num país de "loucos" e do vale tudo não me admira a escolha do povo de Santo António, o qual esteve ao seu nível, bem como nao me admirei que nas legislativas depois de tantos escandâlos, alguns casos de polícia e tanta crítica ao governo ao longo de 4 anos, o povo tenha virado o disco e tocasse o mesmo.
Assim que importa sonhar, fazer planos e tentar mudar as coisas, cada vez mais, estou convencido de que não vale apena.
Convencido estou a 100%, que o meu país é muito pequeno, e é mesmo, são apenas os 2360 m2 da área da minha casa.
Um abraço,
HB

Enviar um comentário