Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Edífícios

Há 4 anos atrás, a 2 dias das eleições autárquicas de então, foram colocados uns placares enormes no centro da freguesia a anunciar a construção da sede da Norte Crescente – com planta do projecto e tudo. Não queremos saber o porquê de até agora o projecto não ter sido iniciado.

O que nos interessa dizer é que se há 4 anos atrás fazia sentido a construção da sede da Norte Crescente, muito mais sentido faz actualmente. A Norte Crescente cresceu imenso desde então, alargou muito as suas áreas de acção, tem sido uma mais-valia enorme para a freguesia e mais do que nunca faz sentido reivindicar junto do Governo Regional a promessa feita há 4 anos para a sua construção.

Acrescente-se que nesse mesmo projecto está prevista a construção de uma creche para a freguesia. Ambos os projectos têm de ser uma realidade.

Outra obra que tem sido adiada na freguesia é a reconstrução do edifício sede dos escoteiros – é tão só a maior organização de juventude do mundo.

O Grupo 137 de Santo António é um movimento que já faz parte da história da nossa freguesia. Muitos dos elementos que integram a nossa equipa já pertenceram a este movimento. Os escoteiros de Santo António merecem todo o nosso apoio e iremos empenhar-nos para que possam continuar a levar avante o seu trabalho nas melhores condições possíveis.

A Ermida de Nossa Senhora do Rosário é um monumento histórico da nossa freguesia. Não faz sentido nenhum estar actualmente vetado ao abandono e a servir de arrecadação. Iremos empenhar-nos na sua recuperação.

Outra infra-estrutura que tem sido ponto de discórdia na freguesia é a actual Casa Mortuária na Ermida da Mãe de Deus. Sentimos que é um edifício que não reúne o consenso da população para o fim a que está destinado, quer seja pela falta de estacionamento, quer seja pelas suas reduzidas dimensões. Iremos empenhar-nos para encontrar uma solução mais consensual.

5 comentários:

Anónimo disse...

no dia 11 seras o novo presidente de santo antonio

Anónimo disse...

é com enorme tristeza e profundo desânimo que vejo novamente o assunto "sede dos Grupo de Escoteiros de santo António" e ser prometido em todas as listas candidatas, pois passa-se os anos, as promessas e as promessam vão-se aglomerando em excesso....

Esta freguesia espera que olhes por esta juventude!
Gostei das tuas ideias pela droga!

João disse...

Gostei das tuas ideias nas Telecomunicações..... mas o que o anonimo disse acima, tem já alguns anitos.... né! à que preservar o que é nosso e o que trabalha pela sua freguesia.....é que depois se for tarde, as coisas já poderão ter terminada....

Como escoteiro que fui, é obra trabalharem nas condiçoes que actualmente trabalham.

Força Jorge

Anónimo disse...

Considero que os projectos do PSD são muito ambiciosos...Duvido muito que em 4 anos cumprem todas as promessas. Por isso, apelo que devem dar prioridade a determinados aspectos de maior relevância para a freguesia. Contudo, saliento a contínua limpeza das nossas ribeiras ( e não só as partes que se vê); a Ermida do Rosário é um dos monumentos mais importantes e antigos da nossa freguesia e encontra-se num estado miserável!; também o estado do Muro das Nove Janelas que nem placa tem, como os novos espaços de lazer( Como será que um turista ou visitante vai visitar estes locais sem placas de sinalizaçao???). Os nossos entes queridos merecem um espaço mais moderno(o cemiterio já era assim desde o tempo do meu avó!). Reparam nos cemitérios das nossas freguesias vizinhas que são muito mais acolhedores!!! Porquê só dão importancia aos idosos e às crianças??? Claro que são faixas etárias muito vulneráveis, mas por favor, não se esqueçam da população activa que trabalha arduamente para sustentarem as suas familias. Refiro este aspecto, porque quando a actual junta organiza um passeio ou uma viagem é sempre para os mesmos (Existem pessoas que já foram mais de 3 vezes a Fátima!) Deêm oportunidade aqueles que trabalham e não têm dinheiro para viagens, porque descontem para sustentar estes malandros que andam por aí!!!!


Que vença o melhor!

Anónimo disse...

anónima disse
Jorge, o teu programa não o vejo com promessas,
mas sim como chamada de atenção para os problemas que existe na freguesia que aliás são muitos difiçeis , mas conhecendo-te sei que tens capacidade de resolver muitos deles com honestitade não favorecendo sempre os mesmos.Só te digo que não mudes o teu bom senso,o teu caractar,tudo o que tens de bom.Continua assim , é assim que fazes a difrença.Força

Enviar um comentário