Freguesia de Santo António


Bem-vindos!

Situada na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2
População: 2000 habitantes
Festa: Santo António, no 1º Domingo de Julho



Questões Sociais

DIZEMOS NÃO À DROGA

A nossa sociedade vive actualmente sobre um flagelo gravíssimo: o consumo de drogas pelos mais jovens (e não só). Comenta-se à boca cheia que em Santo António existe muito consumo e muito tráfego deste tipo de substâncias.

Seria presunção da nossa parte afirmar que temos a solução para o problema. De facto não temos. Agora não podemos agir como se não se passasse nada e voltar costas ao assunto. Este tema estará sempre na linha da frente da nossa acção através da:

- Promoção regular de campanhas de sensibilização junto da população de forma a alertar para os riscos envolvidos;

- Actuação junto de alguns grupos de risco e estabelecimento de parcerias com outras entidades com experiência nesta temática e que possam colaborar na resolução deste problema.


ESTAMOS DO LADO DOS IDOSOS

Felizmente temos ouvido com insistência nas notícias vindas a público na comunicação social, tanto da parte do Governo Regional como da Câmara Municipal, que é preciso investir mais nos cuidados aos idosos. Não podíamos estar mais de acordo. É preciso fazer muito mais pelos nossos idosos!

Não podemos e não iremos esquecer quem já deu muito de si e contribuiu para que a nossa terra fosse crescendo ao longo dos anos. Iremos aproveitar a boa vontade das entidades competentes para trazer a “água ao nosso moinho”.

Nesse sentido iremos:

- Lançar as bases para a construção de um lar de idosos na freguesia, preferencialmente perto da igreja;

- Fomentaremos os serviços de apoio ao domicílio;

- Apostaremos na criação de um Centro de Dia onde os nossos seniores possam conviver e partilhar experiências, voltando aos seus lares no final de cada dia;

- Iremos realizar protocolos de cooperação com Casa de Povo e Norte Crescente nesta área, porque juntos teremos mais força.


ÁREA DA DEFICIÊNCIA

São muitas vezes esquecidas, mas existem muitas famílias condicionadas por esta situação. Em parceria com os serviços competentes da Câmara Municipal e Governo, trabalharemos para melhorar as condições de acessibilidade nos lares e espaços públicos e diligenciar maiores apoios especializados.

1 comentários:

Tiago Martins disse...

São duas questões sensíveis que não devem ser esquecidas. Seja em que freguesia for.

Enviar um comentário